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Prevenção do estresse

Domingo, 22 Março 2015 00:00 Escrito por 
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Tema recorrente na sociedade, a prevenção do estresse requer uma mudança de atitude, seja no lar ou no ambiente de trabalho, na busca de alternativas para lidar com o problema, principalmente, estabelecendo relações humanas saudáveis, baseadas em situações de valorização de pessoas.

O estresse pode constituir um desafio estimulante, muitas vezes indescritível, podendo ser caracterizado por sensações de medo, preocupação, frustração, indignação, motivadas por questões diversas ou desconhecidas. Podendo surgir em momentos como morte de um ente querido, o começo de um novo emprego, casar-se, ter um filho ou o fim de um relacionamento. Entretanto, estresse e ansiedade também são comuns em pessoas que se sentem deprimidas e tristes. Trata-se de um sentimento normal, no entanto, quando o estresse é muito grande, pode ser chegado o momento de pedir ajuda. O estresse pode estar presente também nos casos de Transtorno obsessivo compulsivo (TOC), Síndrome do pânico ou Transtorno por estresse pós-traumático (TEPT).

Apesar de alguns apresentarem bom desempenho sob o estresse, estudos comprovam que situações recorrentes ou freqüentes podem ocasionar sintomas físicos, que a Medicina não consegue explicar a origem, mas para a Psicologia, este fenômeno é entendido como “somatização”. De origem emocional, surgidos a partir de pensamentos disfuncionais e emoções fortes, os sintomas são orgânicos, mas a causa é psíquica.

Seja no ambiente familiar, ou no ambiente de trabalho, a prevenção é a melhor alternativa de combate ao estresse. Entre os principais meios de prevenção devem ser considerados, principalmente:

  • O envolvimento e a participação do grupo familiar ou de trabalho no processo de busca de soluções mais adequadas para a preservação, ou da melhora das condições do ambiente e do bem-estar;
  • O suporte psicológico, através de terapia individual ou em grupo, além de oficinas de resgate da autoestima, levando o indivíduo a refletir sobre a capacidade de dar e receber do outro, bem como a cooperação social. Assim, reduzindo a vulnerabilidade humana à pressão, por meio do amadurecimento emocional e equilíbrio nas formas de interação, é possível desenvolver competências para o alcance da inteligência e uma maior habilidade emocional.
  • O aprendizado cognitivo-comportamental de novas maneiras de lidar com situações estressantes e a incorporação de hábitos saudáveis de saúde, tais como atividades físicas, alimentação saudável.
  • O desenvolvimento da capacidade de estar presente no corpo, através de técnicas de equilíbrio e de relaxamento, com aumento da produção de hormônios de bem-estar, capazes de proteger a saúde e dar mais flexibilidade ao lidar com situações estressoras.

 

Carlos Barreto

Psicólogo e Psicopedagogo

Sócio da empresa Humanessência – Centro de Psicologia

 

 

Lido 152669 vezes Última modificação em Segunda, 23 Março 2015 04:43

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